segunda-feira, janeiro 31, 2011

LUVAZINE NO CENTRO DE ESTUDOS(...), SÃO PAULO


Estou arrumando as malas para São Paulo.
Apresento o LUVAZINE no Centro de Estudos e Práticas da Animação(ufa) do Boneco, coordenado pela Cia. Truks, diretamente pelo Henrique Sitchin, seu diretor. Vai ser no próximo domingo, 06/02/2011, 11h. da manhã, na Biblioteca Monteiro Lobato, Rua General Jardim, 485, Centro de São Paulo.
No mesmo espaço da Biblioteca, no dia seguinte, 07/02/2011, 19h. , compartilharei os resultados das pesquisas sobre a minha "especialidade" a manipulação do fantoche ou luva. Será uma pequena palestra, destinada aos alunos do Centro de Estudos. Mas não creio que o Henrique vá se recusar a liberar a entrada de alguem interessado, se houver, evidentemente.

Enquanto isso: aguardo o restabelecimento do telefone fixo, do fornecimento de água de um cano estourado ha 1 ou 2 km. daqui, sem poder fazer muita sujeira mas com muita sujeira feita, sem poder suar numa corrida, limpar o jardim, a casa, esperando a volta da minha muié e do meu filhote que estão visitando minha sogra, curtindo uma ressaca (light) de tres dias... numa segunda-feira; fora isso esta tudo indo muito bem!

sábado, janeiro 22, 2011

TIGRE PETRIK


Look at this show! It's a genuine one of S. Obraztsov's . Based in a russian child literature personage. One tiger cub, Petrik, kind and gentle but without courage start a adventure in search your "courage". Observe that the glove puppet was replaced for rod puppet; maybe to increase the volume and preserve the fragile hand joints of actors. The outcome, as you can see were excellent!
To OBRAZTSOV video in russian.

Vejam esse espetáculo! É um original de S. Obraztsov. Baseado num personagem da literatura infantil Russo. Um filhote de trigre, o Petrik, é gentil, educado e completamente sem coragem! parte em busca de sua "coragem". Reparem que a luva, o fantoche que tanto fez o nome de Sergei Obraztsov é substituida pela vara, com a intenção de aumentar o volume dos bonecos e exigir menos das articulações das mãos dos manipuladores. Podemos perceber que o resultado foi mais que excelente.

Link OBRAZTSOV vídeos

terça-feira, janeiro 18, 2011

O GULLIVER DE OBRAZTSOV




In Brazil, we know nothing about puppetry from other country as alike Russia, for exemple. The russian professional artists are suppoted by Govern. Bolshoi, Stanislavski Centers, and finally Obraztsova for puppeteers. At proposal of Gulliver Travels acted by Jack Black, we can stare for another solutions reached in this production with actors and puppets from Obraztsova. For other videos clic HERE.
...
Pouco sabemos do teatro de bonecos de outros países(afora Espanha, França e o Cone) isso inclui a Rússia. Por lá ainda há teatros estatais como o Bolshoi, o Stanislavski e por fim, como o de Sergei Obraztsov. A propósito do Gulliver com Jack Black nos cinemas, podemos perceber as soluções dramáticas alcançadas nessa produção com bonecos e atores.
Para mais informação AQUI com tradução do google.

domingo, janeiro 16, 2011

QUE PASÓ ACÁ!

Abertura do Férias Animadas da APRTB Foto:Artur Nauffal

... enquanto isso, Curitiba segue com umidade amena, chuvas esparsas. Com o dever de casa cumprido (lei ambiental severa no corte de árvores, controle da ocupação do solo para manter a permeabilidade, desocupação de área de mananciais e fundo de vales). Aqui houve, uma inundação monstro, na década de 80, no governo do pai do atual governador. Desde então as políticas de urbanização foram levadas com extrema SERIEDADE, de forma rigorosa, a que hoje alguns classificariam de fascistas. Pela maneira célere e contundente de agir. Graças a esse rigor e benefícios alcançados, o curitibano tem elevada autoestima em relação a outras capitais. Isso provoca um senso comum no jornalismo daqui, de que a situação é o melhor caminho; emitem comentários preconceituosos sobre catadores de lixo (Rádio Band sobre pais de catadores de lixo que permitiram o aliciamento sexual do filho menor por $10- ao que o comentarista lamentou, com que estatística(?) , fonte(?), as "milhares de famílias catadoras que permitem milhares de casos de abuso"), derrotam a Esquerda sem a menor cerimônia (o Senador Suplicy sempre ajuda os terroristas, sequestradores... sem aventar a década plúmbea de 60 e 70 ). Pode-se dizer: governabilidade tem preço, mas lembre-se- nós é que pagamos toda a conta...

FÉRIAS ANIMADAS, é um projeto da APRTB que veio da iniciativa do antigo presidente da associação JOELSON CRUZ juntamente com Tadica Veiga e Ruben Carvalho Silva (Cauê). Esse foi o primeiro grande projeto da associação, que ocorreu não sem muita polêmica, e aguerrida discussão. Mas esta sendo um sucesso e não tenho notícia de ninguem reclamando de receber um dinheirinho nesse período de janeiro parado. O projeto so ocorreu devido ao esforço célere do Cauê que, com sua personalidade arrojada, que por vezes nos incomoda, mas dessa vez aferiu benefícios a muita gente da associação. Talvez essa seja a característica curitibana de atropelar os trâmites e ritos para chegar logo ao fim. E o desconforto de todos ao redor, explosivos em revolta, esse seja comumente chamado de" paranismo", o que deveria ser a defesa de ser paranaense não passa da defesa do comodismo.

E o semestre se vai, a nova gestão ja assumiu, apos muita discussão e emails acalorados. Agora tem que mostrar serviço. Devemos correr atras do FESTIVAL ESPETACULAR DE TEATRO DE BONECOS. Principalmente porque a MÔNICA RISCHBIETER voltou gloriosa para a presidência do Teatro Guaira. Principalmente que o Edital de para captação do Mecenato Subsidiado da Fundação Cultural de Curitiba está aberto. E principalmente porque governo de Estado e Município estão se apoiando. Nãp há melhor conjunção política e astrológica para se realizar o festival esse ano. Principalmente porque não é desconhecido de ninguem os esforço da APRTB, nosso, de ter realizado o festival apesar da obstinada ausência da gestão anterior do Teatro Guaira. Dois anos realizando o festival a custo de bilheteria à preço popular. É URGENTE preparar lançar as iniciativas que realizarão o festival em julho. Preparar projetos para concorrer ao Mecenato ou ao Fundo Municipal de Cultura. Esse caminho esta provando ser o melhor e a ÚNICA FORMA DE APAZIGUAR A INCONVIVÊNCIA.

sexta-feira, janeiro 07, 2011

CURITIBA N'ICED PLACE

CURITIBA N'ICED PLACE from Jorge Miyashiro Junior on Vimeo.


In Holidays, PROF. CONCERTINO gives a clue how to ear money in CURITIBA, this planned city, cold, this nice and iced place.

NESSAS FÉRIAS PROF. CONCERTINO DÁ A DICA DE COMO LEVAR UMA GRANINHA EM CURITIBA... ALEM DE TRAMPO, TRAMPO E TRAMPO.

quinta-feira, janeiro 06, 2011

FÉRIAS ANIMADAS


Como prometi, a programação do férias Animadas que começa no próximo sábado e encerra em fevereiro.
A programação CLIC AQUI!

terça-feira, janeiro 04, 2011

FÉRIAS ANIMADAS

English translated at footstepsTREM DE NINGUEM
ZAC E A MÁQUINA DO TEMPO NO COLÉGIO PD. COLBACCHINI
LUVAZINE
Começa dia 08/01, sábado no Centro de Artes do parque São Lourenço a partir das 15h.- GRATIS, o FÉRIAS ANIMADAS, projeto da nossa APRTB. abrindo com os tres amigos mais histriônicos de Curitiba: Bernardo Grillo, Sérgio Del Giorno e eu, nos espetáculos Luvazine, Zac e a Máquina do Tempo e Trem de Ninguem.
No dia 09/01, domingo a partir das 9h. da manhã, nas Ruínas do São Francisco (Feira de Artesanato do Largo da Ordem) a ABERTURA OFICIAL com a presença de renomados bonequeiros incluido eu! GRATIS!!!!!!
Mais para frente publico a programação inteira, prometo!

In january 8th., saturday, on Arts Center of São Lourenço Park, 15h. ALL FREE, starts the 'FERIAS ANIMADAS, APRTB our association production. Open with the most funniet friends of Curitiba: Bernardo Grillo, sergio Del Giorno and me, on yours shows Luvazine, Zac and the Time Machine and Nobody's Train.
On january 9th., sunday, at 9h. morning, on São Francisco Ruins, besides largo da Ordem's Artcrafts Fair, Official Openning with the presence of REknowed puppeteers, including me! all free.
Ahead i gonna publish the program, promise!

COBAL FAZENDO O MAIOR CARTAZ!



Aqui esta o cartaz feito pela DOMA Design e impresso pela PIX Bureau e o contato de Sérgio Del Giorno. Veja a divulgação corporativa da DOMA.

segunda-feira, janeiro 03, 2011

PUPPETS OF COBAL

This is one of three stories of Puppet Theater made by my kids from Padre Colbacchini School, near of my home. This story was written by Polyana Pereira from 7º grade. All kids came from 5º and 6º grade, I guess.
The work was all free for school and kids , but haven't been possible without help from Marli Stuelp, teacher of language.
Thanks for DOMA Design and Pix Bureau for printeds.
Thanks to Sergio Del Giorno to be friend and supporter too.


Esta foi uma das tres estórias encenadas pelas minhas crianças da Escola Estadual pd. Colbacchini, próximo de casa. Esta estória foi escrita por Polyana Pereira da 7ª série. Todas as crianças são da 5ª e 6ª séries, Acho... O trabalho foi gratuito para a escola e para as crianças