segunda-feira, fevereiro 28, 2011

A ILUSÃO DOS MÚLTIPLOS


English written at downside.

Umas das habilidades para solistas em teatro de luvas ou fantoche é fazer o público crer que há mais de um manipulador atrás do pano. Um solista pode, caso se leve me conta o total da operacionalidade em manobras tradicionais de um boneco, elevar dois simultaneamente. Entretanto, em geral o consenso geral do público é que sempre haverá um boneco para cada manipulador; exceção no caso em que o manipulador revele sua presença com bonecos inclinados, um dos bonecos inerte enquanto outro está ativo etc.
Público é amante do ritmo e da lógica linear. Esse é o território seguro, o ambiente familiar, nele o público pode desmontar uma narrativa ou ser carregado por ela. O ritmo permite criar uma forte ilusão de presenças para o solista. Embora tenha dois bonecos em cena, nada impede a aparição de outros bonecos, no entanto outro boneco só poderá subir ao palco com a saida de um dos bonecos em cena. A técnica é manter a cena num ritmo e quando um boneco sai de cena a mão do manipulador troca o boneco num ritmo duas vezes mais acelerado para retornar em seguida no ritmo de cena, mais lento. Para o público, a percepção sera que o boneco estava aguardando o momento de entrar em cena, portanto deveria haver um segundo manipulador atras do pano.

….........................................

...OR: HOW TO BE MORE BEING ONE

One of the skills for soloists in glove puppet theater is to make the public believe that there is more of one manipulator behind the scenes. A soloist may, if it takes to the total number of operational maneuvers in a traditional puppet, raising both, puppetes in two hands, simultaneously. However, overall the general consensus is that the public will always be a puppet for each handler, except in cases where the handler reveal his presence with puppets inclined, or, one of the puppet inert while other is so active.
Public loves the rhythm and linear logic. This is the safe area, familiar place, it can dismantle the public a narrative or be carried for it. The pace allows you to create a strong illusion of presence for the soloist's work. Although two puppets on stage, nothing prevents the appearance of other puppet, doll and yet another can only go on stage with the departure of one of the puppet on the scene. The technique is to keep pace in a scene when a puppet and leaves off the hand of the puppet handler exchange at a rate twice as fast then return to the stage at the pace slower. For the public, the perception will be that the puppet was waiting to go onstage, so it should be a second manipulator behind the scenes, by them judgement.

Nenhum comentário: