domingo, outubro 31, 2010

Mais um Outubro que se vai...

Pode ser a coisa mais besta, anunciar uma peça que ja passou.
Mas aqui vai: final de carreira de PROFESSOR CONCERTINO no edital da Fundação Cultural de Curitiba.
Esse foi o mais dificil espetáculo que ja produzi. Primeiro nas condições litigiosas que ja deixei transpirar por aqui. Adianto que são completamente injustas, e que (frase de franco uso como nota de dois reais) a Justiça com certeza vai prevalecer. Segundo, acho que estou velho.
Constatei e confessei a diversas pessoas que só adquiri a fluência no espetáculo na penúltima apresentação. Passei praticamente o ano inteiro mudando, cortando, recriando cena, eliminando boneco, construindo outro; mexendo na trilha toda hora...

E para não deixar que a reclamação banalize, façamos bom uso dela.
Mudei a prestadora de internet e de 3gs passei para adsl. Pode ser outra coisa besta que fiz... fato é que até agora não consegui instalar a dita, e se escrevo essas promissoras linhas é devido a uma (gentileza?) ajuda da loja que emprestou esse modem 3g. é bem fraquinho, mas da para quebrar o gravetinho.

No prelo: o post da Micky Chiu, uma sinoamericana de Taiwan que visitou um Museu do Teatro de Bonecos do Mestre Tien Lu ( um artista de Taiwan que foi ovacionado na França e infelizmente faleceu em seguida). Tem texto e fotos. Esta tudo pronto mas os meguinhas da internet não deixam baixam as fotos. Portanto o post que esta ai faltam algumas fotos e os vídeos. Espero completá-lo em breve.

Tem um vídeo que ainda esta em projeto.Uma saga de samurai em cinco episódios. Estou acertando os pormenores contratuais com o Sérgio Del Giorno, que vai desenvolver a parte FX da coisa.

Tá tudo arrumadinho quase pronto, só falta minha internet voltar e pego com força total esse blog!

E uma floricultura de rosas para os amigos e um ou dois acúleos para meus poucos inimigos.
beijos!

sábado, outubro 30, 2010

Entalhando um boneco e o Museu dos Bonecos Lin-Liu-Hsin


Esta é a tradução de um post do blog WANDERING TAIWAN da minha amiga Micki Chiu. Trata-se de uma não especialista em assuntos titiritescos, no entanto é preciso compreender que o teatro de bonecos folclórico taiwanes esta intimamente ligado na religião, na tradição e por fim na memória cultural de cada chines de Taiwan. Isso a autoriza a opinar e ao mesmo tempo imprime ao seu post, uma visão interessante para quem vem pesquisando esse assunto no âmbito da Estética e da Plástica. Importante lembrar que Micki é sinoamericana, universitária e viajou para o país de sua matriz cultural, para conectar com suas raizes.
Para apreciação dos vídeos, embora eu tenha permissão da autora para a divulgação desse texto, indico a visita no blog da autora:http://wandering-taiwan.blogspot.com/2010/10/puppet-craving-and-lin-liu-hsin-puppet.html
Bom passeio!

Posting by MICKY CHIU:

Teatro de bonecos é uma das minhas artes populares favoritas, que reflete não só o lado artístico nos bonecos, como a Cultura e e a história em si. Nos decidimos visitar o Museu do Teatro de Bonecos Lin Lui Hsin (林柳新紀念偶戲博物館) em Taipei (capital de Taiwan), localizado na região de Dadaocheng. No final da visita, não encontrei somente uma variedade de bonecos de diferentes países, mas um entalhador de bonecos junto ao museu que foi o ponto alto de toda a viagem.
Chegando ao lobby, fomos calorosamente recebidas por sr. LaiShi-An, que é um entalhador de bonecos e ator bonequeiro de luva (fantoche) no museu. Ele era um aluno do mestre Chen Xihuang que é filho do mais famoso bonequeiro de Taiwan, sr. Li Tian Lu. Centenas de cabeças entalhadas de bonecos criadas por ele estão dispostas em sua mesa gaveteiro. Não titubeou em mostrar-nos toda a beleza de seu trabalho artístico.
O artista não precisa qualquer esboço para orientar os seus entalhes; sr. Lai disse que todos as dimensões são calculadas em sua mente. Um amigo seu deu-lhe uma figura de um famoso personagem de HQ que ele reproduziu tal qual.

Ele foi tão paciente mostrando-nos as diferentes esculturas de cabeças. Algumas delas são sólidas, sem que tenham qualquer movimento facial. Outras tem um espaço interno que permite a inserção de um dedo. Se olhar mais acuradamente estas duas fotos, poderá ver a boca e a testa amplamente abertas. Exige de um a dois dias para completar o entalhe somente do buraco.

Parte dos entalhes podem ser produzidos por máquinas, mas é preciso um corte mais refinado mais adiante. Aqui, a mão esculpindo com amis detalhe após o corte na máquina.

Concluindo a cabeça, são aplicados os pigmentos coloridos e em seguida a indumentária pode ser vestida. Ele demonstrou como o boneco “caminha”. Assista em detalhe. Veja que este boneco tambem abre sua boca e veja quão belo são os movimentos dos braços, movendo, durante a demonstração.
Por favor assita o pequeno vídeoclip anexado, abaixo deste post para maior visão. Uma grande diferença dos bonecos do presente dos tradicionais é a construção das pernas. As pernas são costuradas na parte interna do figurino e não na externa, assim as pernas podem movimentar mais suavemente, e desenvolvem melhor. As pernas são preenchidas com tecido que as faz ficar um pouco mais pesadas, e se movimentam melhor que os bonecos construidos antigamente.

Ao lado do boneco de luva (glove puppet), há tambem uma grande coleção de tradicionais marionetes à fios. Marionetes à fios tem sido uma arte folclórica local desde a Dinastia Song. Apresentações de bonecos de fios são interligados a crenças nativas, religião e cerimônias de proteção contra os males. Por essa razão os bonecos de fios não são tão populares como os bonecos de luva.

No segundo andar do museu, não deixe de sentir a experiência de atuar num palco com os bonecos, você mesmo, antes de ir embora.
O Museu do Teatro de Bonecos Lin Liu Hsin tem atraido muitos estrangeiros para visita e pesquisa sobre a Cultura e a Arte Folclórica Taiwanesa. Toda a coleção é explicativa tanto em chines quanto em inglês.

Gostaria agradecer o sr. Lai pela calorosa hospitalidade durante nossa visita, que proporcionou uma rica e divertida experiência!

Www.taipeipuppet.com/

Texto original no:http://wandering-taiwan.blogspot.com/

sábado, outubro 09, 2010

JACARÉ NO GUAIRINHA


A Cia. dos Ventos da Tadica Veiga e do Joelson são um ponto de cultura em São José dos Pinhais, vão apresentar nesse fim de semana na sala do Guairinha o espetáculo O JACARÉ. A Cia. dos Ventos e uma grande especialista (embora muitos desgostem da classificação...) em bonecos gigantes. As crianças vão adorar a monumentalidade dos seres da antureza que aparecem no Jacaré.