sexta-feira, setembro 03, 2010

O INSUPORTAVEL DRAMA DE NOSSAS VIDAS

A arte como espelho da vida, talvez, seja insuportavel a sua mirada.
Por não desejar ver seu reflexo, por temer, talvez o conhecimento de si mesmo, provoque o mais profundo terror em nossos corações. Assim porque ha tanto teatro sobre monarquias sanguinárias, guetos segregados, entreveros rurais? Por que o evento teatral não ocorre na minha esquina, na minha rua, na sala de tv? Por que quando a cena ocorre no interior da minha residência ela parece uma latrina? Se o chiste é o insulto mascarado, a escatologia é uma bravata que oculta uma ferida interior... onde então nos ferimos tanto a desejar Nova Iorque, Barcelona e Crato, a Mossunguê?
Um amigo postou um insight de parachoque: Apaixone-se porque em 24h vc. vai entrar no melhor dos seus dias, o dia seguinte.
É ou não é uma overdose de otimismo? Esse amigo é um viralatas retalhado de cicatrizes de paixões fracassadas. Apesar disso ele ainda espera pelo melhor dos seus dias! É errado isso? É um lugar comum literário? É uma limitação na dramaturgia? Ora, o que é a dramaturgia senão um onanismo sádico e de impotência sintomática?
É por isso que a ordem social não admite que somos cruéis, que nossas mães e pais vem de imagens televisivas, que somos dominados, sim. E não é o tropeiro, o boiadeiro, a ama preta, a vovó sábia, o rei justo, o guerreiro libertador , a princesa esperta que nos oferecerá a redenção.

2 comentários:

Marilia Kubota disse...

Não terminou e organizar a sua revolta, parece. É o que dá ser artista, seu próprio agente empreendedor, fabricante de bonecos, blogueiro, pai de família e etc. Os pensamentos também vivem correndo. Mas eu entendo. Eu entendo, ó bonequeiro japa. Adorei o "Luvazine". beijão

Jorge Miyashiro disse...

Éééé...
Outro amigo, na verdade um mestre de kung fu, ensinou: a verdadeira arte esta em ocultar a arte. Isso para resumir que o verdadeiro lutador não revela as armas que tem, antes do embate. Mas para mim, cujo embate ocorre a toda hora, jogo essa cortina de fumaça para que os inimigos não me vejam... Acho que devia esta no Afeganistão, né mesmo?
Seja sempre bemvinda !