segunda-feira, março 15, 2010

DIRETOR EX MACHINA

No teatro qual é o papel do diretor?
Hoje em dia se fala em diretores: de cena, de palco, de produção, de marketing, de trilha sonora...
Mas havia somente o diretor, único, onipotente, severo, dominador com poderes de vida e morte sobre o elenco, e principalmente, abocanhador de 20% da bilheteria.
Assinei um contrato, certa vez em que o diretor obtinha essa porcentagem enquanto o elenco tinha 2,4%!!! Em outro contrato tive 3,2%. E estávamos lá, todos os finais -de-semana, feriados com público ou sem. Dispostos e animados (as vezes não), presentes (as vezes nem tanto) para o evento teatral.
Então por que esse mesmo diretor com tantos poderes (de ganho) sobre a classe trabalhadora, apos o período de ensaios, desaparece? Por que ele não assiste as sessões afim de fazer os ajustes. Pode ver, a maioria absoluta, 99% (já que a questão é percentual) nunca mais aparece no teatro. Ou então aparece no meio da temporada, para "dar um abraço", ou para pegar o cheque.
Diretor deveria ser como o técnico de qualquer esporte, estar em todos as apresentações; para acender os corações do elenco, para se responsabilizar pela produção, para ser aplaudido ou vaiado junto com o elenco.

Nenhum comentário: