domingo, dezembro 27, 2009

UM BOTECO DO BOM EM TAIWAN!

TEM UM BLOG QUE ACHEI DE UMAS MENINAS QUE MOSTRAM PECULIARIDADES DE TAIWAN, OUI LHA FORMOSA. ELAS ENCONTRARAM UMA CASA DE CHÁ DE UM VELHO MESTRE. ALI ESTÃO EXPOSTOS SEUS BONECOS, SUA ARTE... E A NOITE ELE AINDA SERVE JUNTO COM O JANTAR UM SHOW DE FANTOCHES. PARECE QUE, PELO QUE LI DO BLOG, O MESTRE DÁ ALGUM TREINAMENTO. SE CONSEGUIR GUARDAR ALGUM TROCADO, É CLARO, VOU PARA LÁ!
PARA QUEM TEM APENAS CURIOSIDADE, VALE A PENA VISITAR O BLOG DAS MENINAS ( EM INGLÊS):
http://wandering-taiwan.blogspot.com/

ABAIXO, A TRADUÇÃO DO CAPÍTULO SOBRE AS LUVAS DE TAIWAN, ONDE COLEI ALGUMAS FOTOS.
BOA VIAGEM!!!!!

Foi uma experiência única atuar com os mais famosos personagens da TV dos anos 70, diga-se personagens fantoches. Localizado na Rua Yi Tong, o "See Join Teatro de Bonecos de Luva" é um fantástico lugar para adquirir adquirir um estágio, aprender, atuar e até mesmo desfrutar de uma tradicional Arte de teatro de bonecos de luva taiwanes . Não esquecendo da cozinha taiwanesa, também oferecida antes das atividades de interação.
Fregueses de longa data se encontram ali, passando a tarde juntos do teatro e dos bonecos, jogando e tomando chá. O teatro de luvas taiwanes é chamado budachi (布袋戲). Proveniente do sul da China, das áreas de Chuanchow e Changchow, no período da Dinastia Ching. Por ser controlado pelas mãos, é também chamado Chang Chung Si (掌中戲), ou teatro de mãos. Este foi o principal entretenimento de palco externo em tempos recentes de Taiwan, o teatro de bonecos de luva também conhecido, na época, como Budaxi Clássico( 古典布袋戲).Após o Retrocesso de Taiwan, os titeriteiros de shows de teatro de luvas integraram sua Arte a padrões visuais modernos. Fantoches foi absorvido pela televisão e o personagem-fantoche "Luz Dourada"(金光布袋戲) tronou-se muito popular. As figuras de "Shih Yan Wen" (史豔文) e "Dois Dentinhos" (Len Ki, 二齒) apresentadas pelo Mestre Houng, Jun-Shyong (黃俊雄), tornaram-se lendas da TV família na Ilha. Todos os escritórios paravam de funcionar, durante o expediente, enquanto o Budaxi passava na TV. Em 1998, o filho do mestre Houng, renovou o Budaxi Luz Dourada através de efeitos de tecnologia de animação 3D, com a finalidade de atrair um público mais jovem atravé da cia. Pili Budaxi (霹靂布袋戲) que introduziu e liderou o Budaxi taiwanes para o conhecimento internacional.
Aqui, três gerações de bonecos Budaxi, em comparação: O boneco clássico com 30 cm. de altura, aproximadamente. O boneco Luz Dourada com cerca de 45cm. E, um boneco da cia. Pili com cerca de 80cm., pesando dois kilos. No budaxi clássico, o ator-manipulador pode calçar e trocar uma série de bonecos, usando ambas as mãos durante as apresentações. Já este ator-manipulador poderá atuar com apenas um boneco da Pili, sem fazer trocas, devido ao seu peso de dois kilos.
Muitas partes do corpo de um boneco da Pili podem mover ao passo que um boneco clássico não possui tanta mobilidade. Isto porque, alguns mecanismos dessas partes são acionadas em separado pela mão livre do operador.
Este é um dispositivo que controla o movimento dos olhos, através de um fio de arame oculto entre as peças do figurino.
Budaxi não serve apenas para hábeis performances no palco, mas também é um precioso objeto de arte em si. O boneco consiste em três partes principais: Cabeça; figurino e adereços de cabeça; e, armamento e adereços. Além de uma importante introdução a histórias lendárias da tradição sino-taiwanesa para o público de todas as idades. A diferença entre o budaxi e os bonecos do ocidente é que o Budaxi mostra figuras humanas principalmente, enquanto no ocidente prefere-se figuras animais.
O boneco do comediante alegre pode também usar de fogos de artifício no palco. Pode-se notar a marca de queirmaduras ao redor de seus lábios. Uma arma é também parte importante do boneco. SAcar uma espada pode, definitivamente, precisar de uma prática intensiva.
Aqui a piada! Mestre Chen nos mostra algumas habilidades básicas para a manipulação do boneco. Movimento da mão direita e esquerda, flutuando o boneco sobre suas duas pernas, virando de costas e prosseguindo; lançando o boneco para o alto, vertical e calçando-o novamente na força da queda. Creia-me, isso exige um bocado de coordenação visual-motora! Ele recomendou-nos praticar essas habilidades sobre um colchão, para não danificar os bonecos.



Eu estou dedicando alguns meses de exercício e, tomara, estarei apta para executar alguma coisa e então visitar o Mestre novamente!
Um monte de Cultura e Arte Folclórica pode ser explorada apenas dedicando às atividades do teatro de bonecos de luva taiwanes. isto é apenas um início... para ser compartilhado depois enquanto a descoberta continua...
SEE-JOIN Hand Puppet Theater (敘舊布袋戲園)
2F, No 46, Yi-Tong Street , Taipei, Taiwan (台北市伊通街46號2樓)
TEL: 02-2506-7447
http://www.see-join.com.tw/

Nenhum comentário: