segunda-feira, junho 15, 2009

THEY DID IT!

Eles conseguiram!
Mataram o Festival Espetacular de Teatro de Bonecos.
Como o teatro guaíra está sentindo? Vitória? Alívio?
Uma instituição cujo escopo é produzir cultura, sentindo-se vitoriosa ou aliviada em não produzir o FETB???
Desmonte-se a instituição!
REmaneje seus funcionários concursados para setores mais produtivos. Mande-os para Guaíra, afinal são funcionários do Estado. Para distribuir senhas na fila dos postos de saúde, fiscalizar caixa d'água contra a dengue, chiqueiros contra a gripe suína. Façam o transporte do leite das grianças nas escolas rurais, limpar as latrinas de todas as escolas estaduais... que esses servidores ineficazes sejam efetivamente funcionais já que não acreditaram na utilidade da arte, que façam algo de útil com o salário que está sendo pago a eles.
Filosofia de enxugamento administrativo no serviço do outro é bom, já no meu...
O FETB era o mais antigo e vigoroso festival de teatro de bonecos do país.
Outros surgiram e estão surgindo.
O FETB era um marco no Paraná. Demonstrava a vocação de um Estado da Federação. Em todas as minhas viagens internacionais, declarava o nome PARANÁ antes de brasileiro. Porque o Paraná sempre foi um fomentador do teatro de bonecos. Estado sem memória! Quem foi o Dadá? Um troço de arte da Europa? Quem foi Paulo Leminski? O bêbado que enchia o saco nos botecos? Quem foi Manoel Carlos Karam? O cara que escreve novela morreu? Valêncio Xavier? Esse eu sei, morreu né?
Não dou cinco anos para o aquecimento global esturricar a vina, o guapeca e o piá! Vão por mim, estão na lista de extinção.
Vergonha!
Vergonha!
P.S.: aguarde! Os tenentinhos logo virão calar este boneco manipulado pela mania...

3 comentários:

Sergio disse...

Porque no te calas???

Não sabes que tudo faz parte do plano?

Merda até o joelho, meu caro, está precisando.

Ana Paula Cruz disse...

Oi Miyahiro
Por que eu nao me espanto com isso!!!
Estou trabalhando numa nova pesquisa, a criação de banco de dados online sobre a historia do teatro de bonecos paranaense. De certa forma, a idéia padrão já estava na base da minha dissertação de mestrado - que vc leu de cabo a rabo!
Agora que o Guaira revelou que nao quer mesmo, até pensei em fazer o festival como evento!!!!
Macacos em meu telhado pulam, saltam e gritam...até que ponto precisamos do guaira?? Até quando dependeremos de gestões tão avessas a qualidade e cultura?

Jorge Miyashiro disse...

Você tem toda razão!
Vc. estudou e vem estudando o caso dos bonequeiros paranaenses e tem a percepção de muita coisa!
Agora o fato é, não somos nós que precisamos do Guaira, mas eles é que precisam, de, não só dos bonequeiros mas de todos os artistas. O Guaira está sendo desmontado e espero que os funcionários que tenham aposentadoria em vista façam o pedido desde já, caso contrário é bom pensar em uma remoção para algum posto de saúde ou escola estadual em algum recôndido deste estado.
Agora, a APRTB está dando o seu passinho de véinha e vai fazer o festival (espero) entre 12 e 18/07, até segunda ordem, na pç. Santos Andrade. Nós estaremos fazendo o festival, sem cobrar cachet, para mostrar que o festival não é o Guaira.

Um abraço e obrigado pela manifestação.
Seja sempre bem-vinda.