sábado, junho 07, 2008

TÍTERE TAMBÉM É IMPERIALISMO!

Eu como bom burguês que sou. Filho do lumpen. Aquele ensanduichado entre o proletariado e os ricos. Fazendo aparência de pobre, ansiando estar entre ricos! Ou seja, o típico classe média do interior, estou, dando fluxo nas minhas possibilidades de expandir o ideal titeritesco.
Em resumo, a empresa está crescendo!!

Primeiro foi a parceria com meu digno brother Sérgio Del Giorno que vai estrear com chuva de ouro de Shiva a sua peça Zac e a Máquina do Tempo. Trata-se de um primor de manipulação e uma excelente produção de bonecos e cenário (claro, feita por mim e pela Luciana!. Sérgio Del Giorno veio por cinco anos preparando-se para lançar seu espetáculo, após as passagens pelo Teatro de Bonecos Dr. Botica e pela Miyashiro Teatro de Bonecos. Silenciosamente ele praticou e deixou sua técnica amadurecer como um bom vinho envelhecido. Confesso que quando vi os primeiros ensaios de "Zac", tive uma grata surpresa ao ver meu amigo desempenhando tão bem o ofício titeritesco. Resta esperar que o 17º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos tenha tido a mesma percepção, onde então todos teremos uma aula de teatro de bonecos!

Outro projeto é a retomada da parceria entre Jorge Miyashiro e Bernardo Grillo. Onde estaremos estreando o novo espetáculo "O Pirata de Anteontem" (????). Bem, sei que é uma história de piratas e coisas do mar. Texto de Marilda Chautard e produção do Grupo Simples Suspiro. Será uma ode à tecnologia. Será o primeiro espetáculo robótico que participarei! Que coisa! só sei disso. Ele ainda está em produção. E também aguarda resultado no 17º FEstival do Teatro Guaíra. Pretendemos montar outro projeto juntos, mais com nossa cara. Esse "Pirata de Anteontem" seria o solo de Bernardo Grillo, entretanto, como tem muito botão para apertar, Bernardo ficou no aperto (desculpeo trocadilho).
qual foi o susto que levei ao conhecer o tema do novo espetáculo!? Sim pois tornei um leitor voraz da série Mestre dos Mares de Patrick O´Brien, o qual tenho os cinco volumes lançados no Brasil, que li e reli trêz vêzes cada um. Só não adquiri os importados porque são carso e indisponíveis fora das importadoras. Sei tudo sobre joanestes e sobregatas hasteadas na mastreação ao longo do tabalardão. Vento à bolina! Atenção aí gajeiros!

E, "Visitantes Incomuns" que está no Edital de Formas Animadas da Fundação Cultural de Curitiba e também aguarda o resultado do Guaíra, será totalmente não-verbal!!!!!

meu queridos amigos (as) isto, se der certo, merecerá uma devida comemoração, pois trata-se de um rompimento de uma barreira, uma quebra de marca!
Um espetáculo não-verbal, além de ser um novo experimento estético. Possibilita viajar por países de línguas estrangeiras.
Vamos colorir os pés com outras tonalidades!


Só para dar sorte, vou dizer:
Estou aguardando um recurso contra o julgamento do Edital Oraci Gemba. Inscrevi uma peça: PELE COLORIDA DE MALTRATO.
Espero sinceramente que seja revisto o parecer, porque foi uma falha gravíssima dos julgadores.


É isso.
Estou em produção máxima. Tenho de voltar para a cola.

beijos!

Um comentário:

Sergio disse...

menos, caro, menos, ainda apenas sou um medíocre manipulador, quase nem isso, o trabalho lacera minha vontade e tento teimosamente ser algo mais que uma vetusta aldrava ou pegador de panelas ou mesmo um controle remoto a tomar dedadas para zapear no nada...
mas obrigado pelas palavras mesmo assim.
fico muitíssimo feliz em saber da tua nova aventura com o Grilo. Ei, Grilo, falaí, camarada.